terça-feira, 23 de abril de 2013

Aventura doméstica...

Estava eu super tenso, como toda vez que vou cozinhar feijão na panela de pressão, olha que essa já era a quinta vez que preparo esse precioso e nutritivo alimento. Assim que acendo o fogão com a panela sobre a chama reluzente, fico atento ao movimento da panela com o relógio na mão aguardando o sinal da válvula indicando a pressão no interior da panela.
Mas dessa vez algo deu errado, não sei o que ocorreu. O que fazer?!!
Começou a escorrer água pela válvula, o fluxo foi aumentando simultaneamente com o barulho e o odor de queimado; imediatamente me veio à lembrança do incêndio que ocorrera recentemente na comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, no Recife-PE
As minhas lembranças foram mais longe, até a adolescência, verão de 1996. Meu tio acabara de chegar de Campinas-SP, passaria um fim de semana conosco.  Cansado da viagem despenca o corpo alto e forte no sofá da sala e no momento em que fecha os olhos castanhos é despertado por um forte estrondo, parecia uma bomba. Corremos todos: eu, meu tio e minha mãe olhando o estrago; a tampa do fogão afundou, a panela estava amassada no chão, um furo no teto e atrás da geladeira a tampa dobrada ao meio. Era feijão para todo lado. 
Nesse instante passou tudo isso pela minha mente. E agora o que fazer?! Vou chamar o vizinho, mas moro nesse apartamento há mais de dois anos e até hoje nunca conversamos (são quatro apartamentos por andar), nem sabemos os nomes um do outro, tão perto geograficamente e tão distante socialmente - fato de um "mundo contemporâneo". Pensei até em chamar os Bombeiros. Desliguei o fogo e fiquei torcendo pela pressão sair logo. Enquanto isso, fiquei matutando o que poderia ter acontecido. É não tem outra solução. Peguei o telefone e liguei:
- Alô!
- Oie, mãe é você?!  
- Sim meu filho. Tudo bem, o que aconteceu para me ligar essa hora durante a semana?
Após explicar os fatos e ser interrogado pelas preocupações naturais de qualquer mãe. Ela questiona:
- Você deixou o feijão de molho?
- Sim, desde ontem à noite.
- É muito tempo, uma hora antes é suficiente. Agora espere toda a pressão sair, retire a tampa, verifique se há pele impedindo a saída pela válvula, veja a quantidade de água - um pouco acima do limite do feijão. Como você deixou muito tempo de molho cozinhe por no máximo dez minutos em fogo baixo.
- Obrigadão mãe! Sempre tenho medo dessa panela, lembra-me o dia da visita do tio Luís.
Segui as orientações da D. Ildis, constatei que havia uma pele de feijão no furo da válvula e havia deixado em fogo alto. 
Ufa, agora sim estou me sentindo um cozinheiro confiante ou quase!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário