sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aconteceu de verdade. Será?!! Episódio XVI

Neste episódio Zé Carocinho e Maria Galega relatam como conheceram Cobija-BO...


À tarde, após a sesta, Xandoca convidou-nos para conhecer Cobija-BO, município boliviano vizinho de Brasiléia-AC, situado à margem direita do rio Acre e famoso por possuir um centro de livre comércio - lembra em menor escala Foz do Iguaçu-PR e Ciudad del Este-PY.
Foram: eu, Maria Galega, Xandoca, Maninho e Maninha, todos em duas bicicletas até a casa de Dona G, mãe de Xandoca, onde deixamos as bicicletas e fomos caminhando até o rio Acre. Para realizar a travessia, naquele momento a única ponte ficava em Epitaciolândia-AC e a ponte Wilson Pinheiro estava sendo construída, por isso fomos de catraia, pequeno barco guiado por uma pessoa e muito utilizado nos rios amazônicos. Imagine a aventura, Maria Galega estava com medo de cair, tudo se deu tranquilamente  na ida como na volta, ninguém se molhou!

Catraia. Foto: Wander Silva.

Xandoca queria mostrar tudo: as praças, a igreja Matriz, os prédios públicos (aqui é a sede do governo, ali a Universidade), o mercado municipal, as mulheres com trajes tradicionais - pollera - e nos informou: 
- Aqui todos se tratam por Patrício.
- Patrício? Por quê?
- Sim. Patrício e Patrícia. Mas não sei como surgiu. Sempre foi assim!
Ficamos surpresos com a simples travessia de um rio temos uma cultura muito diferente na alimentação, na música, nos festejos. Por outro lado, muitas semelhanças na história, na política, nas raízes e infelizmente na desigualdade social.

Matriz. Foto: Wander Silva.

Extrativista. Foto: Wander Silva.

Carnicería. Foto: Wander Silva.

Niño. Foto: Wander Silva.

- Agora vamos comer saltenhas e beber chicha, bebida tradicional muito consumida pela população.
Deliciamos-nos com a merenda, principalmente com as saltenhas, o chá tem um sabor exótico, a meu ver, é mais refrescante do que saboroso. Vale a pena experimentar... 

Saltenha. Foto: Wikipédia.

Chicha. Foto: Wikipédia.


Com a fome saciada, o corpo exausto, depois de várias tentativas no mínimo engraçadas de comunicação com os Patrícios e o chegar da noite resolvemos voltar para casa. Claro que com muitas risadas...
Cobija se tornara um dos lugares por onde mais passeávamos... Regressamos várias vezes durante o ano... Em busca de diversão, passeios com estudantes e amigos, comprar...
- Na próxima visita à Cobija vamos comer pollo con papas fritas... Anunciou Xandoca para a alegria da Maninha e do Maninho. Sem falar da nossa curiosidade. É claro!!! 


Não percam.
Em breve o próximo episódio Aconteceu de verdade. Será?!!

Abraços, 
Zé Carocinho e Maria Galega


Nenhum comentário:

Postar um comentário