terça-feira, 5 de março de 2013

Aconteceu de verdade. Será?!! Episódio XVIII

Neste episódio Zé Carocinho e Maria Galega relatam como alugaram o primeiro lar em Brasiléia-AC...


O mês passou rapidamente, também com tantas novidades e aprendizagens não poderia ser diferente. Mas o dia mais esperado foi, sem dúvida, o dia do primeiro pagamento. 
Com o nosso ordenado conseguimos alugar um quarto de aproximadamente 9m², com banheiro externo dividido com outro quarto. A área de serviço, dois tanques, era compartilhada com todos os oito quartos. Nosso novo endereço localizava-se em Ferreira Silva, mesmo bairro de Xandoca, apenas duas quadras de distância. Graças a bondade e influência de Dona D. conseguimos crédito na loja de eletrodomésticos e na marcenaria, com isso mobiliamos o nosso novo lar em suaves prestações sem juros.


Frente dos quartos. Foto: Wander Silva.

O fogão fora gentilmente emprestado pela senhora simpática do Núcleo de Educação de Brasiléia-AC. 

Interior do quarto. Foto: Elisa Cavalcanti.  

A infra-estrutura e, principalmente o saneamento básico são precários na região Norte. Brasiléia-AC não fugia à regra em 2004. Até hoje é comum a presença de urubus pela cidade.

Esgoto. Foto: Wander Silva. 


Urubus. Foto: Wander Silva.

Precisávamos de roupas, pois estávamos apenas com uma bolsa cada um, pois tínhamos previsto uma viagem que duraria no máximo um mês.
Adivinha quem nos ajudou mais uma vez?! Claro... Xandoca!!!
- Xandoca precisamos de roupas. Você sabe onde podemos comprar com preço bom?!
- Olha, se vocês não se importarem em Cobija-BO tem vários brechós. Podemos ir amanhã.
- Brechó?! Por mim tudo bem. E você Maria Galega?
- Também. Vamos sim!
No dia seguinte nos aventuramos mais uma vez pelos costumes de nossos hermanos bolivianos. Quando chegamos ao brechó foi uma descoberta incrível, roupas de ótima qualidade e bem conservadas, importadas dos EUA, Canadá, países europeus... Os preços variavam entre R$ 1,00 a R$ 10,00. Havia tudo que necessitávamos: calças, camisas, blusinhas, bermudas, vestidos...
- Vocês não vão levar capa?
- Capa? Preferimos utilizar guarda-chuvas Xandoca?! 
- Capa aqui é blusa, agasalho... 
Explicou Xandoca em risos.
- Mas precisa de blusa, ou melhor, capa com esse calor todo?
- Espere até chegar a friagem!
- Friagem?
- Sim. Ocorre durante o nosso verão. É uma queda rápida de temperatura provocada por uma massa de ar frio que vem do sul. Geralmente dura em média cinco dias.
Agora ficamos curiosos para conhecer a friagem...
Esse primeiro pagamento teve um simbolismo muito forte para Zé Carocinho e Maria Galega. Eles perceberam que estavam construindo uma vida juntos em um lugar totalmente diferente de suas origens e tiveram a certeza de que era um caminho sem volta.

Não percam.
Em breve o próximo episódio Aconteceu de verdade. Será?!!

Abraços, 
Zé Carocinho e Maria Galega



Um comentário:

  1. Adorei saber que essas memórias estão ainda presentes. Me fez lembrar a música do Thiago Petit, também cantada pela Tiê chamada Mapa Mundi

    ResponderExcluir