segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aconteceu de verdade. Será?!! Episódio XV

Neste episódio Zé Carocinho e Maria Galega relatam como foi o primeiro dia de aula na escola Valéria Bispo Sabala!!! Parte II

Naquele ano, na escola  havia três turmas de 5ª série, duas turmas de 6ª série, duas turmas de 7ª série, uma turma de 8ª série e uma turma multisseriada para os anos iniciais. O meu primeiro horário foi na 5ª série A. Eram estudantes mais novos, com faixa etária de 10 anos em média, com exceção dos alunos da turma multisseriada, é claro. A turma ficou eufórica querendo saber sobre a minha origem e o por que do sotaque. Por outro lado, também estava curioso sobre cada um, querendo saber se moravam próximo, o que faziam quando não estavam na escola e conhecer a história familiar. Com auxílio de um mapa político do Brasil contei um pouco sobre a minha cidade natal, sobre o estado do Paraná e como ocorreu a viagem até o município de Brasiléia-AC.  Então um aluno me pergunta:
- Por que você veio para cá?
- Vim conhecer cada um de vocês!!!
A partir dessa resposta criou uma verdadeira algazarra, todos falando ao mesmo tempo.
- Calma, calma... Todos falarão... Vamos começar por aqui...
Com isso, fui conhecendo cada um e sabendo quem era filho(a) de seringueiro, pecuarista, produtor rural, até de um motorista do transporte escolar (pau de arara) e entre outros.
Na 8ª série, foi o meu último horário, a turma estava menos eufórica, mas com a mesma curiosidade dos menores. A faixa etária era mais heterogênea e haviam vários estudantes da mesma família, entre irmãos e primos.
Fomos muito bem recebidos pela comunidade escolar, principalmente pelos estudantes.
No retorno, ao chegar na cidade uma visão totalmente oposta do período da manhã, todo o comércio fechado e praticamente ninguém na rua. Ficamos sabendo que das 12:00h às 15:00h tudo pára para o almoço e a tradicional sesta. Ritual que adotamos rapidamente, pois era inevitável...


Não percam.
Em breve o próximo episódio Aconteceu de verdade. Será?!!

Abraços,
Zé Carocinho e Maria Galega



Nenhum comentário:

Postar um comentário